A idéia é, como um navio cargueiro, recolher e reunir escritos da literatura que nos encantaram. Que tal navegar comigo, sugerir, criticar, interagir? Poste seu comentário e torne-se um amigo do Blog.
sexta-feira, 31 de julho de 2020
Essa Gente - Chico Buarque
sexta-feira, 12 de junho de 2020
A menina que roubava livros - Markus Zusak
"UMA VERDADEZINHA
Eu não carrego gadanha nem foice.
Só uso um manto preto com capuz quando faz frio.
E não tenho aquelas feições de caveira que vocês
parecem gostar de me atribuir a distância.
Quer saber a minha verdadeira aparência?
Eu ajudo. Procure um espelho enquanto eu continuo."
Trecho do romance A menina que roubava livros, de Markus Zusak (trad. Vera Ribeiro), pag. 271. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
Markus Zusak é escritor e autor de pelo menos cinco livros. Australiano, nascido em 1973, filho de mãe alemã e pai austríaco, mora em Sidney, Austrália.
A veia mestra do livro é a trajetória da menina adolescente Liesel Meminger contada por uma narradora surpreendente revelada no trecho acima transcrito. Essa, ao perceber que a menina lhe escapa, acaba por afeiçoar-se a ela no lapso de tempo de 1939 a 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Liesel é levada, juntamente com o irmão que falece no caminho, para adoção pela mãe que por ser comunista é perseguida pelo nazismo e não tem mais como cuidar dos filhos. No enterro do irmão, um coveiro deixa cair um livro que é recolhido pela menina, embora não soubesse ler. Ela é entregue pelas autoridades ao casal pobre que, em princípio, resolve adotar a criança para obter o subsídio governamental.
Cria-se logo uma grande empatia com o pai adotivo que a conforta durante os pesadelos que a assombra. Este, vendo o grande interesse da menina pelo livro, um manual de coveiro, começa a lhe ensinar a ler. O afeto cresce entre os três: a garota adotada e os pais adotivos: um pintor de paredes bonachão, que toca acordeon, e a madrasta grosseira, mas protetora. Ao ver uma montanha de livros incendiados pelos nazistas, ela consegue roubar das chamas mais um livro. E ao ser mandada pela madrasta para entregar e recolher roupa lavada e passada, acaba deparando-se com a biblioteca do prefeito e sua calada esposa, da qual rouba alguns livros sob a vista grossa da mulher do prefeito.
No bairro pobre onde vive, após bater num garoto e jogar futebol, Liesel logo conquista amizades. Mas isto não afasta a presença constante da narradora, em um ambiente lamentavelmente muito semelhante ao atual, de fomento ao ódio e a supremacia ariana, o culto ao mito (Hitler) e à ideologia nazista. Um dia os pais adotivos acolhem um judeu fugitivo e o escondem no porão. Cria-se logo uma amizade entre Liesel e Max, esse jovem judeu que adoece e conta com a solidariedade da garota que lê para ele todas as noites. Quando Max se recupera escreve livros artesanais para ela e acaba tendo que fugir novamente ante ao risco de ser descoberto.
A guerra se intensifica e vira em desfavor da Alemanha que começa a ser fortemente bombardeada. E o bairro pobre não foi poupado, especialmente quando ocorre um ataque surpresa que tudo destrói, não dando tempo das pessoas se refugiarem nos abrigos, exceto Liesel que estava no porão iniciando-se na escrita. A narradora, perplexa diante da violência humana, já não precisa exercer seu ofício, apenas recolhe almas vítimas dos homens e, indignada, diz a menina que roubava livros: "os seres humanos me assombram".
Publicado em 2005, foi um enorme sucesso literário de crítica e vendas. Sua versão cinematográfica igualmente foi um sucesso de crítica e público. Assisti primeiro ao filme, mas isso não prejudicou a leitura, pois o livro é muito bem escrito e contagiante, fazendo com que queiramos lê-lo de uma vez só. Aliás, como está diz o slogan do livro "quando a Morte conta uma história, você deve para para ler".
Boa leitura!
Por F@bio
segunda-feira, 4 de maio de 2020
Baudolino - Umberto Eco
"...Quanto a vê-lo ou não, era outra coisa ... o problema da minha vida é que sempre confundi aquilo que via com aquilo que desejava ver..."
"Acontece a muitos..."
"Sim, mas comigo acontecia que mal eu dizia 'vi isto', ou então, 'encontrei essa carta que diz aquilo' (que talvez eu mesmo a tivesse escrito), parecia que os outros não esperassem outra coisa. Sabes, senhor Nicetas, quando se diz uma coisa que se imagina, e os outros dizem que é exatamente assim, acaba-se por acreditar nela, afinal."
Trecho do romance Baudolino, de autoria de Umberto Eco (trad. Marco Lucchesi), pag. 33. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Umberto Eco professor, filósofo, escritor, semiólogo, linguista e bibliógrafo italiano, nascido na cidade de Alexandria, no Piemonte, em 1932 e falecido em 2016, aos 64 anos, em Milão.
Na década de 1980 publicou o seu primeiro romance que obteve grande sucesso, “O Nome da Rosa”, adpatado para o cinema em 1986. Outros de seus romances foram "O Pêndulo de Foucault", "A Ilha do Dia Anterior", “O Cemitério de Praga” e “Número Zero”, uma crítica à manipulação jornalistica.
Publicou diversos artigos e ensaios dedicados a temas variados como: a filosofia da linguagem, a estética e a semiótica.
Um pouco antes de falecer, Eco fez uma dura crítica às Redes Sociais que disseminam informações de amplo alcance, dando voz à uma “Legião de imbecis” que outrora falavam apenas em bares sem prejudicar toda uma coletividade.
O romance Baudolino é situado em Constantinopla no ano 1204. Aqui cabe uma nota para dizer que naquele ano, ocorreu o Cerco de Constantinopla ou a Quarta Cruzada. A capital do Império Bizantino está sendo saqueada, perseguição, destruição, mortes e chamas por toda parte. A destruiu de partes da cidade e sua tomada pelas forças ocidentais e pelos cruzados venezianos. Após a captura, o Império Latino foi fundado e Balduíno de Flandres foi coroado como imperador latino com o nome de Balduíno I de Constantinopla na Basílica de Santa Sofia.
Voltando ao romance, o historiador bizantino, Nicetas Corniates, está em perigo nas mãos de cruéis saqueadores. Inesperadamente um estranho o salva, era o cristão italiano Baudolino.
Nicetas então torna-se uma espécie de confidente de Baudolino, que lhe conta sua história de vida e que como forma de agradecimento, registrará as memórias de Baudolino. Mas a narrativa e suas peripécias revelam um mentiroso "descarado".
Assim, o romance é desenvolvido como uma narrativa em flashback misturando história e ficção, na forma de fantasia e humor.
Baudolino que se apresenta como filho adotivo do imperador Frederico, o Barba Ruiva, do Santo Império Romano-Germânico, relata uma infinidade de aventuras, tramas, batalhas, acordos, cartas e pergaminhos, reinos e terras distantes, seres fantásticos e relíquias belíssimas, numa profusão de inverdades. Umberto Eco inclui no romance não só o seu imaginário fantástico, como as raízes históricas da Itália contemporânea.
Por F@bio
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
Os sonhos não envelhecem- Marcio Borges
Trecho de "Os sonhos não envelhecem: histórias do Clube da Esquina", de Marcio Borges (pág. 214/215), 9ª Ed. São Paulo : Geração Editorial, 2019.
Márcio Hilton Fragoso Borges nascido em Belo Horizonte (MG) em 1946 no seio de uma prole numerosa, 11 irmãos, do casal Salomão Magalhães Borges, jornalista autodidata, e Maria Fragoso Borges, professora primária. Márcio é o segundo de uma família bastante musical: o pai tocava violão e a mãe cantava em corais e tocava piano. Na adolescência, conheceu Milton Nascimento, com o qual desenvolveu uma grande amizade e parceria musical. Amante do cinema e da literatura tornou-se escritor e letrista de grande sucesso. Atualmente reside na cidade de Belo Horizonte e dedica-se à direção do Museu Clube da Esquina, do qual é idealizador.
O livro "Os Sonhos Não Envelhecem" tem por subtítulo "Histórias do Clube da Esquina" indicando assim o tema da narrativa, ou seja, a trajetória dos músicos e compositores mineiros que ocuparam o cenário musical brasileiro nas décadas de 70 e 80.
O assim denominado "Clube da Esquina" também poderia se chamar "A Turma do Levy", enorme edifício da região central de Belo Horizonte para onde a família Borges se mudou em 1963. Foi no quarto dos homens (Marilton, Márcio, Lô, Yé, Nico e Telo Borges) que Milton se tornou o 12º irmão e onde teve início a parceria com Márcio.
Como relata o autor o edifício "Levy era um mundo à parte dentro da cidade: dezessete andares e mais de 100 apartamentos...Tinha uma galeria em ângulo que ligava a avenida Amazonas à rua Curitiba. Sabe-se lá por qual predestinação, no Levy moraram à mesma época pessoas que mais cedo ou mais tarde vieram a se destacar na cena da cultura brasileira; gente como o escritor Júlio Gomide, o psicanalista Chaim Samuel Katz, o ator Jonas Bloch e suas duas filhas, a cantora da Jovem Guarda Martinha, 'O Queijinho de Mina', o maestro Wagner Tiso..." e os irmãos Borges.
Certo dia Marcio e Milton vão assistir ao filme Jules e Jim, de François Truffault, ficam tão conectados que assistem três sessões seguidas. Quando põem os pés na rua já era noite, mas algo "ainda maior do que aquela transformação do dia em noite se transformara dentre de nós dois e no sentido inverso, pois que ia do obscuro para o iluminado" conta Borges. Compõem então a sua primeira música em parceria "Paz do amor que vem".
Narrado quase na forma de uma conversa com o leitor, toca em temas como a política, movimento cineclubista, trabalho, movimento estudantil, a vida em família, a música, as amizades e os sentimentos de milhares de jovens subjugados pela brutalidade e imbecilidade do regime ditatorial que se abate sobre o Brasil em 1964 e que irá perdurar por 21 anos. Nesse contexto, Borges aborda o surgimento de um gênio da música brasileiro e internacional, Milton Nascimento, o personagem central da obra.
Segundo o editor da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, a obra é comovente, sensível, capaz de fazer vibrar e chorar: “Márcio Borges nos surpreende com um livro extraordinário, misto de romance de geração e memórias de um Brasil conturbado e trágico, mas culturalmente muito rico”. O próprio Márcio conta que escreveu o livro para "cumprir um impulso, esvaziar meus escaninhos e recontar para mim mesmo, com os olhos do tempo e da distância, uma história que de qualquer forma já está contada nas músicas que compus".
Trata-se de um livro para quem gosta de história, de ler, sonhar e conhecer um pouco mais sobre a história do músicos do Clube da Esquina.
Por F@bio
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
Hereges - Leonardo Padura
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E embora lhe parecesse doloroso, teve de aceitar que se sentia mais protegido por um homem de outra fé do que por muitos da sua. Mais acolhido por um estranho tolerante do que por um irmão de sangue, contaminado de fanatismo, de intransigência e, não podia qualificar de outro modo, tomado de ódio".
Trecho do livro Hereges, de Leonardo Padura (pag. 255). São Paulo : Boitempo, 2015,
Leonardo Padura é escritor, ensaísta, roteirista e jornalista cubano, pós-graduado em Literatura Hispano-Americana. Obteve reconhecimento internacional com sua série de romances policiais estrelada pelo detetive Mario Conde e pelo romance "O homem que amava os cachorros". Recebeu os prêmios Nacional de Literatura de Cuba em 2012, o X Internacional de Novela Histórica de Zaragoza em 2014 e o Princesa de Astúrias em 2015, ambos da Espanha.
O livro é um romance histórico e policial, divido em três partes e protagonistas: Daniel, Elias e Judith que têm em comum um quadro de Rembrandt e a busca pela liberdade. O ponto de partida é histórico: o caso do navio Saint Louis que em 1939 leva 937 judeus da Europa para ilha caribenha, mas Cuba tinha um governo corrupto e simpático ao nazismo. Após dias atracado em Havana, o desembarque não é autorizado e o comandante segue para os Estados Unidos e Canadá, onde também é rejeitado e tem que retornar a Europa. Daniel, apenas com oito anos, que veio antes para Cuba e está aos cuidados de um tio, viu sua família partir naquele navio direto para morte.
A narrativa em flashback leva o filho de Daniel a Cuba, anos mais tarde, a procurar o detetive Conde para descobrir o paradeiro do quadro de Rembrandt que esteve na posse de sua família desde o século XVII.
A segunda parte, protagonizada por Elias Ambrosius, no século XVII, um jovem judeu que se tornou discípulo de Rembrandt e teve seu rosto como modelo para o famoso quadro de Jesus de Nazaré e é condenado por heresia.
A terceira parte, envolve a investigação pelo detetive Conde do desaparecimento de Judith Torres, uma jovem rebelde de dezoito anos.
(leia mais em http://www.poesianaalma.com.br/2018/04/resenha-na-contramao-do-que-esta-fora.html)
Padura usa todo o seu talento literário na composição dessa obra histórico-policial sustentando a relação dos três personagens com a heresia, a liberdade e o sentido da vida.
Por F@bio
terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
Partir - Paula Parisot
domingo, 17 de fevereiro de 2019
O Vermelho e o Negro - Stendhal
"...vejo homens que, sem contemplação para o que minha juventude possa merecer de piedade, hão de querer punir em mim e desencorajar para sempre os jovens que, oriundos de uma classe inferior e de qualquer forma oprimidos pela pobreza, têm a felicidade de conseguir uma boa educação e a audácia de imiscuir-se naquilo que o orgulho da gente rica chama 'sociedade'. Este é meu crime, senhores, e ele será punido com tanto maior severidade quanto, na verdade, eu não ser julgado pelos meus pares. Não vejo no banco dos jurados nenhum camponês enriquecido, mas unicamente burgueses indignados..."
Transcrito de O Vermelho e O Negro, de Stendhal, publicado em 1830.
A ação ocorre na França no período da Restauração antes da Revolução de 1830 e trata das tentativas de um jovem plebeu camponês de subir na vida, por meio do seu talento, trabalho duro, engano e hipocrisia. Inicialmente obtém sucesso, mas acaba sendo traído por suas próprias paixões.
Como estamos vivendo tempos obscuros, cabe recordar que após o Golpe de 1964, no Rio Grande do Sul, o General Justino Alves Bastos ordenou a queima de vários livros que considerava subversivos, dentre eles O Vermelho e o Negro. Tempos de pouca luz e muito sangue. Quem lê esse magnífico romance pode concluir que o mundo não mudou muito desde então.
Por F@bio