sexta-feira, 12 de junho de 2020

A menina que roubava livros - Markus Zusak

A menina que roubava livros - Markus Zusak

"UMA VERDADEZINHA
Eu não carrego gadanha nem foice.
Só uso um manto preto com capuz quando faz frio.
E não tenho aquelas feições de caveira que vocês
parecem gostar de me atribuir a distância.
Quer saber a minha verdadeira aparência?
Eu ajudo. Procure um espelho enquanto eu continuo."

Trecho do romance A menina que roubava livros, de Markus Zusak (trad. Vera Ribeiro), pag. 271. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

Markus Zusak é escritor e autor de pelo menos cinco livros. Australiano, nascido em 1973, filho de mãe alemã e pai austríaco, mora em Sidney, Austrália.

A veia mestra do livro é a trajetória da menina adolescente Liesel Meminger contada por uma narradora surpreendente revelada no trecho acima transcrito. Essa, ao perceber que a menina lhe escapa, acaba por afeiçoar-se a ela no lapso de tempo de 1939 a 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Liesel é levada, juntamente com o irmão que falece no caminho, para adoção pela mãe  que por ser comunista é perseguida pelo nazismo e não tem mais como cuidar dos filhos. No enterro do irmão, um coveiro deixa cair um livro que é recolhido pela menina, embora não soubesse ler. Ela é entregue pelas autoridades ao casal pobre que, em princípio, resolve adotar a criança para obter o subsídio governamental.

Cria-se logo uma grande empatia com o pai adotivo que a conforta durante os pesadelos que a assombra. Este, vendo o grande interesse da menina pelo livro, um manual de coveiro, começa a lhe ensinar a ler. O afeto cresce entre os três: a garota adotada e os pais adotivos: um pintor de paredes bonachão, que toca acordeon, e a madrasta grosseira, mas protetora. Ao ver uma montanha de livros incendiados pelos nazistas, ela consegue roubar das chamas mais um livro. E ao ser mandada pela madrasta para entregar e recolher roupa lavada e passada, acaba deparando-se com a biblioteca do prefeito e sua calada esposa, da qual rouba alguns livros sob a vista grossa da mulher do prefeito.

No bairro pobre onde vive, após bater num garoto e jogar futebol, Liesel logo conquista amizades. Mas isto não afasta a presença constante da narradora, em um ambiente lamentavelmente muito semelhante ao atual, de fomento ao ódio e a supremacia ariana, o culto ao mito (Hitler) e à ideologia nazista. Um dia os pais adotivos acolhem um judeu fugitivo e o escondem no porão. Cria-se logo uma amizade entre Liesel e Max, esse jovem judeu que adoece e conta com a solidariedade da garota que lê para ele todas as noites. Quando Max se recupera escreve livros artesanais para ela e acaba tendo que fugir novamente ante ao risco de ser descoberto.

A guerra se intensifica e vira em desfavor da Alemanha que começa a ser fortemente bombardeada. E o bairro pobre não foi poupado, especialmente quando ocorre um ataque surpresa que tudo destrói, não dando tempo das pessoas se refugiarem nos abrigos, exceto Liesel que estava no porão iniciando-se na escrita. A narradora, perplexa diante da violência humana, já não precisa exercer seu ofício, apenas recolhe almas vítimas dos homens e, indignada, diz a menina que roubava livros: "os seres humanos me assombram".

Publicado em 2005, foi um enorme sucesso literário de crítica e vendas. Sua versão cinematográfica igualmente foi um sucesso de crítica e público. Assisti primeiro ao filme, mas isso não prejudicou a leitura, pois o livro é muito bem escrito e contagiante, fazendo com que queiramos lê-lo de uma vez só. Aliás, como está diz o slogan do livro "quando a Morte conta uma história, você deve para para ler".
Boa leitura!
Por F@bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário