terça-feira, 11 de setembro de 2018

O Físico - Noah Gordon

"...
Como sempre, a rua Thames estava repleta de animais de carga e estivadores movimentando mercadorias entre os cavernosos armazéns e a floresta de mastros de navios nos cais.
...
Carretéis de risos misturavam-se a fitas de palavras em línguas estrangeiras. Palavrões eram lançados como bençãos afetuosas.
Passou por escravos esfarrapados carregando lingotes de ferro para os navios ancorados. Cachorros latiam para os pobres homens que se esforçavam sob o peso brutal, pérolas de suor brilhavam nas cabeças raspadas. Aspirou o cheiro de alho dos corpos mal lavados e o cheiro metálico do ferro e depois o odor mais agradável de um carrinho de um homem que vendia pastéis de carne. Sua boca encheu-se de água mas não tinha mais do que uma moeda no bolso e filhos famintos em casa.
...
Maior número de navios partia de Londres para a França do que qualquer outro porto da Inglaterra, portanto Rob foi para a sua cidade natal. Durante a viagem, parava para trabalhar, pois queria começar sua aventura com bastante ouro. Quando chegou a Londres, a temporada das viagens estava no fim. O Tâmisa estava repleto de mastros dos navios ancorados. O rei Canuto, fiel à sua origem [dinamarquesa], havia construído uma frota de navios vikings que percorriam os mares como monstros poderosos. Os ameaçadores navios de guerra estavam rodeados de todo tipo de embarcações: largos knorrs, transformados em barcos de pesca de oceano; as galeras trirreme dos ricos; graneleiros quadrados e lentos; navios mercantes de dois mastros, com velas latinas triangulares, os burros de carga das frotas mercantes dos países do Norte. Nenhuma delas tinha carga ou passageiros, pois as geladas tempestades de vento já tinham começado. Nos terríveis seis meses seguintes, em muitas manhãs os borrifos de água salgada iam ficar congelados no Canal e os marinheiros sabiam que se aventurar lá fora, onde o Mar do Norte se encontrava e misturava com o Atlântico, era morrer afogado nas águas congeladas..."

Transcrito do livro O Físico - A epopeia de um médico medieval, de autoria de Noah Gordon, tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

O romance conta a epopeia de um jovem órfão, Rob, que se tornar aprendiz de cirurgião barbeiro que com ele roda pela Inglaterra ensinando o ofício que era um misto de artista, curandeiro e cirurgião. Mas Rob tem um dom quase místico do poder da cura. O dom se torna vocação e a busca por aprimorar os seus conhecimentos na ciência ainda incipiente da medicina na aurora da Idade Média. Obcecado por se contrapor as forças da doença e da morte, Rob abandona o obscurantismo da Europa medieval e ruma para o esplendor do Oriente, onde despontam as descobertas dessa ciência fascinante que teima em desafiar o misticismo e o poder sagrado das religiões.


Noah Gordon é nascido nos Estados Unidos (1926), formado em jornalismo pelo Universidade de Boston (1950) e mestre em literatura e escrita criativa. Seus romances abordam a história da medicina, ética médica e mais recentemente temas relacionados à inquisição e a cultura judaica.
O Físico faz parte de uma trilogia com Xamã e A Escolha da Dra. Cole com os quais foi premiado nos Estados Unidos, Alemanha e Itália.

Situado nos primórdios da era medieval, o romance é rico em detalhes do ambiente humano e geográfico da época. Uma leitura cativante e que nos prende até o fim, em que pese ser uma brochura de quase 600 páginas. Por F@bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário